quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Para refletir............

Disciplina: PROJETO PEDAGÓGICO UTILIZANDO FERRAMENTAS DE AUTORIA
Turma: MG06
Mediadora: Cíntia Borher Soares
Aluna: Silvia Maria Resende
Atividade 1: INTERNET É UM LUGAR DE AUTORIA OU PLÁGIO?

O autor, Pedro Demo, deixa claro que, para exercitar/aplicar o ensinar/orientar/mediar conhecimento usando a internet, primeiro devemos não só conhecer plataformas da web, mas saber usá-las como ferramentas de produção de texto. Ele ainda é pessimista quanto ao uso, reafirmando o despreparo das escolas inclusive para dar conta da alfabetização tradicional.

Conduzido por um eixo principal que traduz como “fluência tecnológica” ele alerta quanto ao atraso da pedagogia, fato que não permite, ainda, direcionar a tecnologia para educação, permanecendo a tendência da internet ser apenas usada como fonte de “informação” ou instrumental, mas pouco educacional. Em alguns casos é mais valorizado a instrução-títulos que a própria educação em si.

O professor mediador precisa trabalhar o sentido reflexivo, instigando o olhar questionador/crítico dos alunos.

Em função dos interesses e necessidade do momento, após análise crítica do que se vê, em qualquer conteúdo, todos poderão interpretar, interferir positivamente na realidade, recriar e criar partindo de um processo de busca orientada. Leitura, depuração e reconstrução.

Fazemos parte de uma realidade tecnológica que avança a passos vertiginosos e claro que temos material de má fé e má qualidade, plágio e muitas recriações a partir de fatos científicos.

É um novo modelo de produção onde os colaboradores se movem por conta de um objetivo motivador. É a evolução da informação em formato de teia eliminando distâncias.

Não há idéia propriamente original, há idéias aprimoradas – é o aprender a aprender para encarar de maneira renovada a tecnologia inserida no contexto educacional, manipulando concretamente o ambiente, convivendo com o real e com o que é próximo/parte dessa vida real.

Nesse contexto, penso que a internet é local de plágio, de criação de co-autoria e recriação; com nova roupagem ou remix; customização ou qualquer outro nome que acenda a chama da curiosidade/interesse nos jovens estudantes a produzir textos, vídeos, imagens etc, sempre com o crivo ativo.

Mudamos porque buscamos mudança..

Fonte: Demo, Pedro -Habilidades do Século XXI – http://www.senac.br/BTS/342/artigo-1.pdf


Veja o vídeo abaixo "Copiar não é roubo"  ...... e dê sua opinião.

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=R1QnXJYT9ao


2 comentários:

  1. É realmente interessante a ideia do vídeo. De nada serve o conhecimento se não for compartilhado. E ninguém copia o que não lhe interessa.

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  2. pois é meninas, mas se vocês acharem as suas ideias publicadas em outro site com o nome de outra pessoa vão ficar super ultra mega arrasadas! Principalmente se essa ideia for um sucesso e se espalhar por aí como o boom do momento, não é?
    Copiar é muito perigoso, sempre chamei a atenção para isso. A Sara pensou só no compartilhar, mas se fosse ao contrário?
    Colocar a fonte e autoria é fundamental. Vamos dar créditos aos legítimos criadores. Além disso vamos transformar, vamos colocar a nossa pitada de sal, vamos colocar as nossas ideias, vamos fazer de um material copiado algo transformado com nossas experiências, pois assim cresceremos mais e ajudaremos os outros a acrescentar novos pontos de vista. Esse vídeo é bastante polêmico.
    Silvinha querida, coloque a fonte, foi você que fez?... rs

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