quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Espaços de Aulas......

Sempre nos foi lembrado que “espaços de aula” são vários........ dentro e fora da escola e, agora na rede.

Tecnologia aliada a Pedagogia de Projetos pode ser a chave do sucesso para o uso das TICs-Tecnologia da Informação e Comunicação mais efetivamente nas escolas públicas já estruturadas.

O docente de hoje tem a tarefa de promover o gosto por todas as formas de comunicação e cultura, criando o interesse pela diversidade de fontes de comunicação e novos "espaços" de aula na web.

E é nesse contexto que os programas de EaD despontam como meios de capacitar os docentes independente de sua localização geográfica.

Muitos de nós, profissionais da educação, então capacitados, temos o dever educacional e social de aplicar o aprendizado, traçando propostas pedagogicas usando as TICs, formando parcerias para difundir o uso pedagógico e instrumental.

Vários autores vistos durante o curso ressaltam a importância da gestão participativa dentro da escola, onde o colegiado exerça suas funções, o Projeto Pedagógico seja construído por todos profissionais envolvidos no processo de ensino aprendizagem.......

Todos devemos ser cúmplices de um bom projeto e participar dessa mudança.....

Abjs Silvinha

Função Docente no século XXI - Tecnologia e Educação

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=hFFhtodEVjs

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

As TICs e todos nós...

A internet reduziu tempo e espaço e deu novo sentido ao ensino-aprendizagem com a circulação de informações que envolve diferentes categorias de interlocutores.

Mas, a “fluência tecnológica” (Pedro Demo) não é para qualquer professor. Este deverá se adaptar à nova realidade, ser capacitado para obter esse domínio tecnológico e o desenvolvimento de habilidades diante das necessidades pessoais, sociais, éticas e profissionais dos alunos e deles próprios.

Enquanto isso, as parcerias Estados/União/Universidades, vem oferecendo cursos de Especialização em Tecnologias em Educação para profissionais da Educação e adaptando laboratórios de Informática para uso pedagógico e instrumental.

Os profissionais dos NTEs – Núcleo de Tecnologia Educacional, das Superintendências Regionais de Ensino vêm se desdobrando para capacitar os docentes de suas regionais. O trabalho é árduo diante do número reduzido de mão-de-obra técnica especializada.

Pedro Demo acredita que a grande maioria dos educadores não usam as TICs - Tecnologias da Informação e Comunicação, que as escolas são despreparadas e ainda, que “não damos conta da alfabetização tradicional nos três anos reservados só para isso,” criticando a teoria dos ciclos.

E você? O que pensa a respeito? Como acontece em sua comunidade escolar? A escola é participativa, aberta às inovações tecnológicas?

Abjs Silvia

Para refletir............

Disciplina: PROJETO PEDAGÓGICO UTILIZANDO FERRAMENTAS DE AUTORIA
Turma: MG06
Mediadora: Cíntia Borher Soares
Aluna: Silvia Maria Resende
Atividade 1: INTERNET É UM LUGAR DE AUTORIA OU PLÁGIO?

O autor, Pedro Demo, deixa claro que, para exercitar/aplicar o ensinar/orientar/mediar conhecimento usando a internet, primeiro devemos não só conhecer plataformas da web, mas saber usá-las como ferramentas de produção de texto. Ele ainda é pessimista quanto ao uso, reafirmando o despreparo das escolas inclusive para dar conta da alfabetização tradicional.

Conduzido por um eixo principal que traduz como “fluência tecnológica” ele alerta quanto ao atraso da pedagogia, fato que não permite, ainda, direcionar a tecnologia para educação, permanecendo a tendência da internet ser apenas usada como fonte de “informação” ou instrumental, mas pouco educacional. Em alguns casos é mais valorizado a instrução-títulos que a própria educação em si.

O professor mediador precisa trabalhar o sentido reflexivo, instigando o olhar questionador/crítico dos alunos.

Em função dos interesses e necessidade do momento, após análise crítica do que se vê, em qualquer conteúdo, todos poderão interpretar, interferir positivamente na realidade, recriar e criar partindo de um processo de busca orientada. Leitura, depuração e reconstrução.

Fazemos parte de uma realidade tecnológica que avança a passos vertiginosos e claro que temos material de má fé e má qualidade, plágio e muitas recriações a partir de fatos científicos.

É um novo modelo de produção onde os colaboradores se movem por conta de um objetivo motivador. É a evolução da informação em formato de teia eliminando distâncias.

Não há idéia propriamente original, há idéias aprimoradas – é o aprender a aprender para encarar de maneira renovada a tecnologia inserida no contexto educacional, manipulando concretamente o ambiente, convivendo com o real e com o que é próximo/parte dessa vida real.

Nesse contexto, penso que a internet é local de plágio, de criação de co-autoria e recriação; com nova roupagem ou remix; customização ou qualquer outro nome que acenda a chama da curiosidade/interesse nos jovens estudantes a produzir textos, vídeos, imagens etc, sempre com o crivo ativo.

Mudamos porque buscamos mudança..

Fonte: Demo, Pedro -Habilidades do Século XXI – http://www.senac.br/BTS/342/artigo-1.pdf


Veja o vídeo abaixo "Copiar não é roubo"  ...... e dê sua opinião.

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=R1QnXJYT9ao